EVILGAMBIT´S LAIR

X-Men vs Street Fighter no arcade, psone e saturn – por evilgambit

Uma das conversões mais desejadas dos anos 1990 era impecável no console da SEGA!

 

 

Desenvolvido na placa de arcade CPS2 (a mesma de Darkstalkers e Super Street Fighter II Turbo), X-Men vs. Street Fighter trouxe o melhor da animação requintada que já havíamos contemplado em X-Men, o elenco estelar de Street Fighter, turbinando com elementos interessantes como um sistema de duplas com troca de personagens no meio da luta, combos fervorosos (e mais amigáveis em termos de “timming”), super pulos e velocidade.

Eu me lembro que na época, no Japão, este jogou (junto com Virtua Fighter 3) ofuscou completamente o lançamento do até então esperadíssimo Street Fighter III (que sacramentou a CPS3, a nova placa da Capcom).

 

O jogo debutou nos arcades em 1996 e no fim do mesmo ano ficou prometido uma conversão para o console da SEGA, o SATURN. A plataforma da SEGA tinha um grande trunfo pois se sua arquitetura perdia em desempenho 3D para com o Playstation, na aplicação de gráficos 2D (os famosos sprites) ele levava vantagem pois tinha como opção uma expansão da memória RAM através de um cartucho que era conectado no console. Isso possibilitou uma conversão convincente do arcade.

Enquanto que a versão para o Playstation foi lançada apenas em 1998 e contou com diversos cortes como a troca de personagens no meio do combate (era possível a troca apenas em um modo específico, onde os jogadores usavam os mesmos personagens) e ausência de MUITOS quadros de animação dos personagens.

 

Os jogos de luta, que estavam em grande evidência nos anos 1990, consumiam quantidades absurdas de memória RAM para armazenar cenários e frames de movimentos. Como o Playstation tinha como foco em sua arquitetura a manipulação de gráficos poligonais, a “pouca” memória não detinha papel fundamental.

O resultado? Apesar de contar com conversões extremamente competentes como The King of Fighter´s 98/99, Street Fighter Alpha 3 e Capcom vs SNK na plataforma da Sony, era bastante comum vermos opções bem melhores e fieis aos arcades no SATURN.

 

 

Dito isso, para ilustrar eu imputo abaixo um excelente vídeo que o @fabiosantana79 elaborou comparando minuciosamente as 3 versões de X-Men vs. Street Fighter.

 

 

 

1 comentários

1 comentário

  1. Postado por coffeejoerx em 20/04/2017 01:15

    Esse jogo foi uma das sensações nos fliperamas dos botecos em que eu frequentava, um crossover a princípio estranho, mas muito divertido, acho que nunca joguei as versões para consoles de mesa.

Deixe um comentário (construtivo)

Mexico