EVILGAMBIT´S LAIR

Jogue Legend of Zelda no emulador de Wii-U – por Gustavo Rodrigues

Aprenda a emular o penúltimo console da Nintendo no Windows.

 

 

Calma, The Legend of Zelda: Breath of Wild ainda (questão de tempo, apenas) não é emulável no Cemu, o proeficiente emulador de Wii-U para PC (windows, neste artigo), mas outros Zeldas aparentemente estão rodando muito bem no emulador, como pode-se notar neste vídeo.

 

Abaixo segue um tutorial completo para dissecar os meandros necessários para emular o console! Dúvidas e sugestões para a implementação deste artigo devem ser depositadas nos comentários!

 

 

 

1- Baixar emulador Cemu em Cemu.info.

REQUISITOS DE SISTEMA
Windows 7 (x64) ou superior
OpenGL 4.0
RAM: mínimo de 4 GB, 6 GB ou mais é o recomendado
GPUs AMD OU NVIDIA.

Placas onboard não são oficialmente suportadas. Mas há relatos de quem consiga jogar nelas. Vale o teste.

 

 

2- Baixe os Roms em: http://www.portalroms.com/isos/wii-u

 

 

3- Após baixar e extrair os arquivos, será necessário alterar o arquivo de texto Keys dentro da pasta raiz do cemu. Isso é necessário se a rom estiver em formato .wud. Para isso abra o emulador (cemu.exe) e feche em seguida, para o arquivo ser gerado. Abre o arquivo Keys.txt e logo embaixo da última linha adicione:

D7B00402659BA2ABD2CB0DB27FA2B656 # Wii U Common Key
36262B5F49C69164E3BE2BB87C9922A7 # Wii U Common Key
A851D78AB8F0A6FE1E93CFCEAF99A179 # Wii U Common Key

Fora estas keys, será necessário inserir a chave específica do jogo baixado; que podem ser encontradas em https://wiiu.titlekeys.com/. Basta achar a versão correta do game e adicionar em uma linha abaixo da última, seguido de # nome do jogo, como no exemplo abaixo:

 

 

4- Sempre que carregar um jogo o emulador irá buscar o Shader cache em memória, caso seja a primeira vez que esteja rodando o jogo ou passando por uma nova área pela primeira vez o jogo ficará mais lento pois estará armazenando o shader em cache. Com o shader armazenado, da segunda vez que passar pela área o jogo rodará sem estas travadinhas.

Ainda, é possível baixar os shaders de pessoas que já terminaram as games, para tornar a experiência bem mais prazerosa e otimizada. Shaders podem ser baixados em https://www.reddit.com/r/CEMUcaches/.

Shaders indexados:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tInEpil26JyWjwrB2EVcSgTeIRmVfkZGgd_X9mKa6O8/edit#gid=0

Estes arquivos devem ser colocados dentro da pasta “cemu_1.7.2\shaderCache\transferable”. Assim que o game for rodado, o cache será carregado.

 

 

5- Próximo passo é configurar o controle. Abra o emulador e vá em Options, Input Settings. A seguinte tela aparecerá:

Se o seu jogo utilizar somente o controle padrão do Wii U, escolha no menu Wii U Gamepad. A tela touchscreen pode ser emulada dentro do jogo segurando a tecla TAB no teclado e utilizando o mouse. Caso o jogo suporte o Pro controller, sugiro trocar para o mesmo e mapear as teclas como acima. Ele reconhece automaticamente controles de Xbox 360, one, Dualshock e outros controles mais fajutos também.

 

 

6-“File, load”. Escolha o arquivo da rom e divirta-se!

 

 

 

Para finalizar segue um tutorial visual completo, com outros detalhes como jogar na resolução “4K”, no vídeo logo abaixo:

 

 

 

2 comentários

2 Comentários

  1. Postado por Leomad em 3/04/2017 14:42

    Cara coloca o link https://wiiu.titlekeys.com/ em evidencia pra facilitar

  2. Postado por Claus em 14/06/2017 09:59

    Eu sempre quis jogar esse Zelda não tenho PC mas tenho um celular potente sei q tem um emulador q emula jogos do Wii já baixei e testei aqui fico travando muito meu celular e o umi super E no Samsung S7 vai de boa o Zelda

Deixe um comentário (construtivo)

Mexico