EVILGAMBIT´S LAIR

Nintendo anda usando ROMs no Virtual Console? – por evilgambit

Olha a Nintendo nintendando de novo ai.

 

 

Segue abaixo o excelente vídeo da Eurogamer que trás a questão: a Nintendo anda pegando roms na Internet e revendendo no Virtual Console?

 

 

 

Se o seu inglês não anda tão afiado ou se é dos meus e prefere uma boa leitura, vamos dissecar a questão!

 

Alguém andou fuçando nos arquivos de jogos disponíveis no Virtual Console do Wii e acabou por descobrir que a Nintendo está usando arquivos com forte suspeita de serem ROMs – as mesmas que nós baixamos desde 1996 para jogar retrogames em emuladores diversos como o antológico Nesticle, lembram dele?

Como? Resumindo em tons leigos os dados no cartucho ficam alocados de forma diversa fisicamente e para indexar em apenas um arquivo, é criado uma espécie de cabeçalho que une as informações do jogo em questão em forma lógica, o chamado “header”.

Essa mesma identificação lógica encontra-se no Super Mario Bros que a Nintendo coloca à venda através de seu sistema online, o Virtual Console – um brilhante catalogo de jogos disponíveis por emulação oficial da própria Nintendo no Wii, Wii-U e Nintendo 3DS.

 

 

Analisando friamente a questão não há grandes problemas nisso, afinal a propriedade intelectual do jogo em questão ainda é da Nintendo. Questiona-se aqui o famoso “FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO”.

A Nintendo é famosa por travar verdadeiras batalhas na Internet contra a emulação, esse mesmo ecossistema “underground” composto por programadores e colecionados que disponibilizam online versões digitais de verdadeiras raridades (como protótipos, versões BETA ou jogo que nunca foram lançados comercialmente) e que por diversas vezes mostraram-se os únicos interessados em manter viva uma memória nem tão recente da própria evolução do mercado gamístico mundial.

 

Se a Nintendo é totalmente contrária à emulação, é de se questionar se ela faz mesmo uso dos mesmos ROMs que ela combate tão ferozmente na Internet. Será que ela não tem o código original de seus jogos devidamente arquivado? O código do memorável Super Mario Bros?

 

 

Oficialmente a Nintendo nega que faz uso de ROMs disponíveis na Internet.

Claro.

 

 

Sem comentários

Ainda não há comentários para esta postagem

Deixe um comentário (construtivo)

Mexico