EVILGAMBIT´S LAIR

Classic Controller Pro for Wii – análise de controle por evilgambit

Acessório fundamental do Nintendo Wii.

 

 

Já faz anos que tenho o Nintendo Wii em casa e pouco comentei sobre ele aqui na EGL, certo?

Errado. Muito dos retrojogos comentados neste blog foram jogados no meu Nintendo Wii, seja através das versões lançadas via “Virtual Console” ou pelos emuladores não oficiais disponíveis para o console.

Se você tem um Wii travado (que não roda emuladores), o Classic Controller Pro é um acessório obrigatório para jogar os clássicos disponíveis no “Virtual Console”, uma seção do Wii Shop Channel. O serviço oferece através de download pago jogos de Nintendo, Super Nintendo, Nintendo 64, Mega Drive, Master System, Neo Geo, PC-Engine (CD também) e alguns títulos de arcade.

Se você tem um Wii destravado saiba que existem excelentes emuladores de Nintendo, Super Nintendo e Mega Drive. Abrindo um parenteses sobre o tema, eu gosto de emular essas plataformas clássicas no Wii porque os emuladores são incrivelmente apurados na emulação dos jogos e o Wii consegue transpor para uma HDTV uma excelente qualidade de imagem se estiver usando um bom cabo video-componente.

O resultado da emulação dos jogos não chega a ficar artificial demais (com filtros absurdos para mascarar os necessários pixels na tela), e com melhor qualidade se comparado aos consoles originais conectados na TV. É um meio termo interessante à aqueles que buscam uma fidelidade maior na emulação dos clássicos.

 

 

Existem duas versões do Classic Controller. Na imagem abaixo, à esquerda está o Classic Controller lançado à época do lançamento do Nintendo Wii e à esquerda a versão “Pro”, lançada posteriormente com esse design de “asas” semelhante ao Dualshock e mais grosso, o que ajuda bastante na pegada.

 

 

Hoje em dia somente a versão Pro está disponível para venda.

 

 

Outro detalhe importante aos interessados no acessório é que como em outras plataformas é muito comum adquirir versões piratas do controle achando que pagou pelo oficial. A maior desvantagem das versões piratas reside na sensibilidade dos direcionais analógicos (o que garante uma diferença gritante na emulação do Nintendo 64) e na menor durabilidade do controle, pois são fabricados com peças de qualidade bem inferior.

 

Uma dica importante para comprar um Classic Controller Pro é ficar atento à embalagem do produto (sempre uma caixa de papelão com selo da Nintendo, número de série, etc) e na existência de um pequeno manual impresso incluso no pacote.

Outro detalhe importante é o preço e procedência, se for barato demais, desconfie.

 

 

Como disse, a pegada do controle é excelente. Funciona muito bem para jogos de Nintendo e Super Nintendo. Não fui um usuário feliz de Nintendo 64 e só fui degustar grandes clássicos do console no Wii e sem nenhum problemas com o controle, pois o analógico do Classic Pro transmite muita fidelidade. Alguns botões do N64, aqueles que costumeiramente eram utilizados como controladores da câmera de visão nos jogos, estão dispostos no analógico direito do controle.

 

Os botões tem boa sensibilidade e contam com aquela sensação de “click” ao aperta-los (garantindo segurança ao jogador, ele sabe que pressionou o botão). A ergonomia é muito boa para quem tem mãos grandes graças ao formato de “asas” e o direcional digital funciona muito bem para jogos de nave e plataforma, contando com o clássico formato em “cruz” da Nintendo.

Quem adorava jogar Street Fighter II no Super Nintendo vai se sentir em casa desferindo Shouryukens e Hadoukens, o restante vai precisar se acostumar com o direcional em jogos de luta.

 

Abaixo imagens do controle, para que vocês possam visualizar os botões disponíveis, a disposição dos três direcionais e um comparativo (de tamanho) com os controles do PS3 e Xbox 360.

 

 

 

O Classic Controller Pro deve ser conectado ao Wii Remote, que precisa estar sempre ligado, para jogar seus retrojogos. O problema é que a bateria do Wii Remote costuma durar apenas algumas poucas horas, necessitando de troca ou recarga. O cabo do controle deve ter 1 metro, não chega a atrapalhar ter que viver com o Wii remote ao lado enquanto joga Super Mario World.

Vale ressaltar também que o Classic Controller Pro não funciona para jogos de GameCube.

Mas ele funciona em alguns jogos do Nintendo Wii como Rayman Origins, Monster Hunter Tri e GoldenEye 007.

 

A versão Pro está disponível, normalmente, em duas cores: preto e branco. Mas versões comemorativas foram lançadas como uma versão dourada, que foi vendida num bundle especial do GoldenEye 007, por exemplo.

 

Para quem gosta de jogos antigos e detém um Nintendo Wii em casa (destravado ou travado), eu considero o Classic Controller Pro um acessório fundamental. Graças ao Wii eu finalmente deixei de emular em computadores e até deixei de lado os consoles originais (pois dão um trabalhão desempacotar/instalar na sala e a imagem no Wii é superior graças ao 480p via video-componente) quando quero matar a saudade de um Ninja Gaiden II do Nes ou quero sofrer um pouco no Dracula X Rondo of Blood do PC-Engine, via Virtual Console.

 

 

Abaixo um vídeo do “unboxing” do Classic Controller Pro, com detalhes da embalagem e tudo mais.

 

 

7 comentários

7 Comentários

  1. Postado por Danilo em 5/08/2012 10:35

    Pow, que bacana!
    Comprei meu wii há uns três meses, destravado. Apesar do Wii remote ser massa, sempre fico com a sensação de que estou com um “estranho”, quero muito comprar esse controle Pro e jogar os clássicos.
    Só tem um problema, eu não manjo das “putarias gamísticas” kkk
    Não sei como colocar os emuladores no wii, também não consegui jogar alguns jogos como o Xenoblade, Monster Hunter e o Last Story, tentei de tudo e não consegui.
    Vou dar uma fuçada pra ver se tem aqui, mas se não tiver manda algum tuto que você conheça.
    Vlw

  2. Postado por evilgambit em 5/08/2012 12:29
  3. Postado por gorin em 6/08/2012 01:57

    Você já colocou as mãos num classic controller com formato do de SNES? (http://www.ebay.com/itm/Classic-Super-Famicom-SNES-Controller-for-Nintendo-Wii-System-Console-/170824272168?pt=Video_Games_Accessories&hash=item27c5eb8928#ht_3280wt_1186)

    Fiquei tentado quando descobri a existência dele!

    Parabéns pelo ótimo texto, tenho mais ou menos as mesmas impressões do classic controller pro, mas dependendo do jogo prefiro usar o de GameCube por causa das baterias dos Wii Remotes.

  4. Postado por evilgambit em 7/08/2012 00:03

    E o controle do Nes/Famicom, tem tb?

  5. Postado por gorin em 7/08/2012 00:15

    Acho que não, pelo menos nunca vi ninguém falando sobre ele… talvez o pessoal tenha preguiça pela semelhança (bem longínqua, é verdade, mas ambos são retangulares e têm 2 botões) com o próprio Wii Remote

  6. Postado por gorin em 7/08/2012 00:17

    Apesar de as gambiarras estarem por aí pra quem quiser:
    http://www.infiniteneslives.com/products.php

  7. Postado por Roberto Vasconcelos (@Be3eto) em 25/09/2012 03:37

    Btw, evil, existe algum emulador do Gamecube pro Wii? Já que dona Nintendo safadamente removeu a retrocompatibilidade, né, então… xD
    Valeu.

Deixe um comentário (construtivo)

Mexico