EVILGAMBIT´S LAIR

A estratégia para Chrono Trigger – por evilgambit

À dez anos eu sentava na frente do PC com o intuíto de ajudar milhares de jogadores perdidos nas ondas do tempo.

Sim, estou falando da lendária estratégia completa para Chrono Trigger.

 

A EGL tinha meses de vida em agosto de 1999, quando eu comecei a receber mensagens de vários jogadores com dúvidas enquanto jogar Chrono Trigger. A minha idéia na época, para o site, era fazer uma espécie de revista digital retratando com detalhes os 3 jogos que eu considerava com absolutos até então: Final Fantasy III (VI no Japão), Legend of Zelda – A Link to the Past e Chrono Trigger. Apenas comecei pelo mais prazeiroso.

 

Chrono Trigger talvez seja até hoje o que existe de melhor nos j-rpg´s. Elementos clássicos de Final Fantasy colocados de forma amigável, versatilidade no sistema de combate, gráficos maravilhosos, personagens cativantes e um enredo que se alicerça em suas raizes e mesmo assim emociona o jogador, uma obra prima que nunca envelhecerá.

Muita gente, que ainda tinha aversão aos rpg´s, aprendeu com as primeiras versões do Zsnes o que esses tais de j-rpg´s tinham de tão bom com o jogo. Isso me motivou a começar um guia do princípio ao fim. Os mais antigos por aqui vão se lembrar que guias e estratégias completas no nosso complicado português eram coisas praticamente inexistentes na grande rede.

 

Então eu sentei na frente do meu Pentium 200 mmx com 32 megas de RAM e comecei a escrever a estratégia. De princípio parti da preguiça de adaptar o guia completo publicada na revista SuperGamePower, mas logo percebi que o texto da revista tinha como meta apenas orientar o jogador com as fotos dispostas no guia. Ai então eu cai em um grande desafio…

Eu iria ter de escrever algo com minha próprias palavras. Um feito inédito até então.

Se você acha meus textos amadorísticos hoje, tente imaginar coisas bizarras publicadas aqui quando eu tinha 20 anos de idade e NENHUMA intimidade com a a língua de Saramago.

Muito de vez em quando, eu recebo e-mails de pessoas elogiando alguma resenha aqui no site (sempre pela dica interessante, pelo fator saudosista, quase nunca pela qualidade do texto, é verdade… ). É gostoso imaginar que tudo começou com essa bendita estratégia para Chrono Trigger, foi com ela que eu acabei por perder o medo de propagar o que eu penso sob a forma da argumentação escrita.

 

 

A estratégia sempre foi um dos assuntos mais buscados na EVILGAMBIT´S LAIR. Foi copiada por muitos sites inferiores e acabou tornando-se obsoleta quando outros fãs do Crono e cia resolveram produzir seus próprios trabalhos. O que eu acho muito bacana porque nunca tive lá muita vontade de melhorar ou tornar o guia mais completo. Afinal eu fiz com o intuíto de ser um guia, apenas ajudar quem esta perdido no jogo e não tirar-lhe o prazer de sozinho defrontar-se com as belezas que o enredo prepara para o jogador.

 

8 anos depois, a seção Chrono Trigger apesar de ainda muito querida pelos fãs do site, era uma das menos visitadas. Porque a Internet havia mudado e a quantidade de fontes para tirar a dúvida dos jogadores havia evoluído sob a forma de wikis, de estratégias melhores e sites de relacionamento. O site ganhou reformulações e a Estratégia acabou saindo do ar.

 

E agora retorna, como forma de agradecimento a todos que tiveram de usá-la para deter Lavos.

 

 

 

 

Estratégia para as versões PSone e Snes

 

Este trabalho foi feito por mim com o intuito de ajudar os jogadores nos momentos mais difíceis do game. Mas de forma alguma quero tirar o prazer de jogar esse game , portanto use-o apenas se estiver perdido ou com problemas sério!

Esse material não pode ser divulgado em qualquer meio de comunicação sem minha autorização por e-mail. Se você possui uma página e quer divulgar meus trabalhos , peça autorização e não exclua nem altere nenhum dado de meu trabalho. Seja decente e respeito o trabalho alheio , você não perderá nada com isso , muito pelo contrário. Obrigado!

 

 

Para quem não esta familiarizado com o mundo de Chrono! Ai vão algumas dicas

 

1º Colher informações é muito importante! Converse com todos e tudo!

2º É primordial obter experiência. para subir de nível , melhorar os equipamentos , techpoints para aprender as magias e conseqüentemente obter dinheiro nas lutas! Nunca fuja das lutas!

3º Sempre que visitar uma cidade procure as lojas e abasteça de potions, midi potions, ethers, shelters, e revive.

4º Compre sempre as melhores armas de cada personagem , assim ele fica mais forte e resistente

5º Na seção acessórios você conhece a lista de acessórios para seus personagens!

6º Antes de tudo… salve seus progressos! Só poderá salvar nos mapas e onde tiver o save point

7º Jogue a versão em inglês mesmo para não ter dores de cabeça. Se não souber inglês use o IPS mas tenha backup do rom.

8º Configure corretamente os seis botões do Snes no seu teclado através dos menus do seu emulador.

9º Quando eu citar botões como A ,B.. me refiro ao joystick do Snes e não ao seu teclado!!

 

 

A aventura começa…

 


1000 ad present

Converse com sua mãe e receba uma grana.
Vá a casa do prefeito para aprender os macetes do jogo e conseguir algum dinheiro. Assim que chegar em Leene square compre uma arma.
Esbarre em Marle , pegue o colar e de para ela.
Agora siga as dicas:
– Antes de pegar o colar , converse com a Marle
– Leve o gatinho para a garotinha
– Não coma a comida do velhinho!
– Não tente vender o colar de Marle a Melchior
– Quando Marle for comprar doces. Fique parado e só se mexa quando ela começa a fala

Pronto! Saberá o porque mais tarde
Vá a experiência de Lucca , algo dá errado…

 

600 ad past

Saia de Truce Canyon
Vá a Guardiana Castle , converse com a princesa (Marle) ela irá desaparecer! Encontre Lucca depois de descer as escadas. Vá a Catedral e verifique o item que brilha no chão. Enfrente os monstros com ciclone e fire depois verifique o Orgão e abra a passagem. Vasculhe TODAS as salas! procure pelo item secreto naga- ette bromide , encontre a princesa falsa e mate ela! Enfrente Yakra com X-strike de Chrono e Frog e recupere energia se necessário. De volta ao Castelo. fale com Frog e vá ao quarto para reecontrar Marle! Volte a 1000 ad pelo Truce Canyon

 

1000 ad present

Leve Marle ao Castelo. Irá preso. No julgamento seus atos em Leene square serão lembrados.

ai vai :
chancellor : Is this true? who actually started this whole mess?
Chrono : I did.
chancellor : Chrono. Her fortune did tempt you , did it not?
Chrono : No
chancellor : Are you sure?
Chrono : Not at all.

Mesmo assim pegará tres dias de reclusão. Acerte o guarda por traz e fuja da cela. Mate os shields quando eles abrirem a guarda. Vasculhe todas as celas e pegue os vários itens e salve o rapaz que esta na forca. Detone DragonTank: ataque primeiro a cabeça e depois o corpo! use magias e golpes fisicos depois de detonar a cabeça. Depois da briga vá a floresta e acione o portal.

 

2300 ad future

Em Trann Dome há loja e cápsula de carregamento. Atravesse o Lab 16 , os fantasmas e alguns monstros só são imunes a magia (slash) de Crono. Em Arris Dome, desca e enfrente Guardian destruindo primeiro os bites e depois o corpo, magias não são muito efetivas. Verifique o corpo do homem. Pegue a statue correndo atrás dele assim ele libera a password. Segure L+R e A para abrir a outra passagem se tiver problemas , confira a seção Problemas!. Ache o computador e conheça Lavos e saiba que aconteceu em 1999. Volte para o térreo do Dome e converse com o pessoal. O velho lhe dará a chave da moto. Vá para o Lab 32 e vença Jonhy na corrida usando a moto Em Proto Dome conserte o Robo. Vá a Factory. senha do guindaste é B,B e X,A. a senha do computador é X,A,B,Y e assim ligue o gerador .Espere pelo som para efetuar as senhas. Enfrente os R-series com ciclone e dual techs. Conserte Robo e vá para o portal.

 

The end of time

Fale com o velhinho. Fale com spekkio. De três voltas ( começando pela porta ) no sentido horário rente a parede da sala para aprender as magias de Chrono , Marle e Lucca. Sempre que um novo integrante entrar no grupo vá falar com spekkio e sempre que ganhar dele vai receber itens raros. Vá para Medina Village em..

 


1000 ad present

Vá a casa de Melchior e compre armas. Tenha no grupo somente quem pode efetuar magias. Siga para Heckran Cave. Aqui os inimigos não resistem a magias, aproveite! Enfrente Heckran com magias e não ataque quando ele te chamar pra briga! Carregue HP. Siga para Truce. Passe na casa de Lucca e fale com Taban. Vá ao teletransportador de Lucca em Leene square

 

600 ad past

Vá a Zenan bridge e fale com os soldados e com o capitão. Vá a cozinha de Guardian ( castelo ) e fale com o cozinheiro. Leve o Jerky aos soldados. Derrote o esqueletão com ice e lightning na parte de cima e fire na parte de baixo. Vá a cursed woods e fale com Frog. a entrada é na moita. Vá a Denadoro Mountains. Aqui tem um inimigo chamado Ogan, destrua seu martelo com Fire da Lucca! Derrote Masa e Muse com seus melhores golpes. Vá a casa de Tata na cidade de Porre e converse com ele. Vá novamente falar com Frog e pegue o cabo da espada Masamune.

 

1000 ad

Converse com Melchior em Melchior’s Hut

 

65.000.000 bc stone age

Vá para Loka e converse com Ayla. Na festa fale com todos até Ayla te chamar para beber , vença a competição apertando repetidamente o botão A. Antes de prosseguir no jogo vá a Hunting Forest , lá tem inimigos que dão itens que servirão para trocar por armas. Também ha um Nu que aparece em lugares pré determinados e somente quando esta chovendo que dá 30 techpoints para evoluir suas magias. Perca um tempo aqui subindo de nível.
No posto de troca:
Petal + Fang = Ruby Gun (Lucca)
Petal + Horn = Sage Bow (Marle)
Petal + Feather = Stone Arm (Robo)
Fang + Horn = Flint Edge (Crono)
Fang + Feather = Ruby Vest
Horn + Feather = Rock Helm

Vá a Forest Maze e converse com Kino. O fraco da maioria dos inimigos são magias elétricas. Avance até encontrar Azala e enfrente Nizbel com Lightning e seus melhores golpes.

 

1000 ad present

Vá a Melchior Hut consertar a Masamune.

 

600 ad

Leve a espada para Frog e depois vá conversar com spekkio para ele aprender a magia Water.
Siga para Magic Cave , a entrada dela fica no pé de uma montanha bem acima de Porre. Derrote Slash e Flea! Derrote Ozzie acertando as alavancas. Magus é páreo duro! Frog deve acertá-lo com a Masamune e os outros atacaram com as magias de acordo com seu ponto fraco no momento , assim que ele parar de usar a barrier change desça o pau no invocado!

 

65.000.000 bc stone age

Em Laruba Ruins você encontra Ayla. Vá a Dactyl Nest e fale com Ayla , voem para Tyrano Lair e derrote Nizbel novamente. Agora é a vez de Azala e seu bichinho. Derrote primeiro Azala e depois o monstro com ataques elétricos. Em Lair ruins existe um portal.

 


12.000 bc dark ages

Em Enhasa e Kajar abra os livros na ordem água , vento e fogo para abrir as salas secretas.
Em Zeal um Nu pedirá para você coçar suas costas , depois disso vá ao Nu que não fala em Kajar e coce suas costas para ganhar um item.
Vá a sala de Schala.
Vá a sala da Rainha e atravesse o portal mágico. energize seu colar na Mammon machine. Derrote Golem com as magias de Chrono e cuidado com seus ataques , recupere sempre o HP.

* Agora você pode abrir os baús com os selos mágicos! aqueles que tocavam uma musica sinistra… quando o baú existir em duas eras , verifique ele no passado mas não o abra! Deixe para pegar o item no presente muito mais forte *

 

65.000.000 bc stone ages

Vá a mystic mountains e use o portal.

 

2300 ad future

Existem portas com selos magicos em Trann , Bangor e Arris Dome. Vá para Sewer acess , tenha paciencia para achar as passagens e procure por botões para acionar pontes e passagens por traz das paredes. Siga até Keeper’s Dome e encontre a Epoch – a maquina do tempo!

 

12.000 bc dark ages

Vá para Terra Cave. A partir de Beast’s Nest vá para Mountains of Woe. Derrote Giga Gaia com golpes como Falcon Hit e Luminare. Use o skyway e vá a Zeal. Enfrente Dalton com seus melhores golpes e quando ele te chamar pra briga não ataque e aproveite para carregar a energia. Em Ocean Palace enfrente os scouts amarelos com lightning , os vermelhos com fire e os azuis com water ou ice. Derrote Golem twin com seus melhores golpes. Depois de destruir a Mammon machine! Lavos acorda e na batalha Crono morre.

… Depois do desastre vá para Commons e fale com o velho. Dalton aparece para prendê-lo. antes disso, coloque Ayla em seu grupo. Use o aeroduto e procure TODOS os baús , neles estão seus itens e armas.
Vá a asa da black bird e derrote Master Golem com golpes normais apenas. Depois Dalton com seus melhores golpe e pegue a Epoch de volta , agora ela voa!

Siga para North Cape e encontre Magus. Aqui você escolhe entre a morte dele pelas mãos de Frog ou ele se unir a seu grupo. Pessoalmente eu acho que a vingança nunca é plena… mata a alma e envenena! Cabe a você decidir. A partir de aqui é tudo opcional, portanto não é preciso seguir a risca o que se segue, mas ajuda!

 

Chrono Retuns

Vá ao the end of time e fale com o Old Man. Tente sair e fale com ele novamente. Vá a Keeper’s Dome (2300) e fale com o Nu. Vá a casa do Chrono (1000) e pegue o boneco que se consegue na tent of horror em Leene square(1000), o boneco estará na cama de Crono. Volte a Keeper’s Dome e fale com o Nu. Em Death Peak use as arvores para se proteger do vento. alias… o vento é um saco aqui! Ataque Lavos Spawn somente na cabeça. Em um certo momento é preciso empurrar uma carcaça de um lavos spaw para subir um penhasco. Provoque o eclipse, e no instante da morte, troque Crono pelo boneco!

 

A origem de Robo

Com a Epoch vá a Geno Dome (2300) Algumas salas só abrem se você as energirazem. e o robô só te deixa passar se você emparelhar um na sua frente. Derrote Atropos XR. Depois mande uma luminare em Mother Brain.

 

The Rainbow Shell

Vá ao Café na cidade de Choras em 600 ad e receba a Toma’s pop de Toma. Em 1000 ad em west cape visite o tumulo de Toma. Vá a Giant’s Claw em 600 ad e derrote Rust Tyrano com suas melhores magias.
Após a Rainbow shell ser guardada como Tesouro Nacional vá para Guardiana Castle em 1000 ad com Marle. O Rei estará sendo julgado. No porão pegue um pedaço da Rainbow shell e vá ao tribunal.
Detone Yakra XIII , bem fácil. Pegue a yaktra key depois e abra o baú. Melchior faz armaduras no porão. Pegue três Prism Helms, elas te deixam imune a ataques e status.

 

The Masamune

Vá com Frog para o café (600 ad) e fale com o marceneiro que esta bebendo. Vá para o Choras in em 1000 ad e fale com o marceneiro depois na casa dele e pegue suas ferramentas com a mulher dele. Volte a 600 ad e de as ferramentas ao marceneiro! agora não tem desculpa e ele trabalha. Pague para ele consertar Northern Ruins , vá matando os monstros e chamando ele para consertar o que falta.
Encontre o tumulo de Cyrus. Frog empunha a Masamune e ela se fortalece!

 

Ozzie o novo mestre dos monstros

Por pouco tempo. Vá para lá com Magus . lá estão escondidos seus melhores equipamentos. Procure por passagens escondidas pelo angulo de visão do game. Há uma sala secreta com os equipamentos do mago.
Derrote Flea , Slash e Ozzie , Ozzie da mesma maneira de sempre…..

 

Sun Stone

Vá até Sun Palace em 2300 ad e vença Son of Sun , Magus ajuda muito com seu black hole. Pegue e deixe a Sun stone em Sun Keeper em 65.000.000 bc. Vá ao ano 1000 ad e a Sun Stone não se encontra na Sun Keep! Vá para Snail Stop na cidade de Porre e compre um Jerky. Volte para 600 ad e entregue o jerky a mulhe.r em Mayor’s Manor ( i’ll give to you!) Volte a 1000 ad, na mesma casa o cara te devolvera a Moon Stone Coloque ela na Sun Keep. Vá a Sun Keep em 2300 ad com Lucca e pegue a Sun stone! Lucca e Melchior fazem ótimos equipamentos com a Sun Stone.

 

Fionna e sua floresta

Vá a casa de Fiona em 600 ad. Sua casa fica ao sul , ao lado da floresta onde vivia Frog! Vá ao deserto perto da casa da Fiona e entre em Sunken Desert! Derrote Retinite com magia Ice ou Water e seus melhores ataques fisicos. Volte a casa de Fiona e deixe o Robo lá para ajudar no reflorestamento.
Em Fiona Shrine em 1000 ad pegue Robo de Volta. Aqui rola um papo bem interessante entre o personagens.

Caso o deserto não apareça, vá para Commons em 12.000 bc e converse sobre reflorestamento com uma moça!

 

O passado de Lucca

Lucca acorda no meio da noite e se depara com um portal. Entre e retorne a casa dela anos atrás…..
Para parar a maquina que deixaria a mãe de Lucca aleijada a senha são os botões L,A,R,A

 

O fim

Você pode ir diretamente enfrentar Lavos em 1999ad ou primeiro destruir a Black Omem e acionar o New Game + depois. Antes de ir a Black Omen. Escolha bem seu trio. equipe eles com as prism helms.
Personagens com magias poderosas e boas magias de cura! E com Triple tech! Caso vá enfrentar Zeal na Black Omen. Use o comando de roubo da Ayala para conseguir bons itens! Derrote Mega Mutant com ataques fortes. Derrote Giga Mutant com Luminare ou magias mais fortes. O mesmo para Terra Mutant. Ataque somente a cabeça de Lavos Spawn. Derrote Zeal com Triple techs sem se preocupar com sua magia! Manda ver pau nela. Recupere-se imediatamente com uma mega exilir antes de atacar Mammon machine. Combine seus melhores ataques! Sempre que aparecer alguma frase na tela! Não de tempo dele atacar acionando Triple techs! Zeal novamente…. ataque somente a cabeça com Triple techs e seus melhores golpes.

 

Lavos

Em sua primeira forma Lavos ataca como os mestres anteriores do jogo! Não tenha paciência e ataque com golpes poderosos, não se preocupe em poupar MP! Na segunda forma ataque com golpes como Falcon Hit até destruir seus braços e depois mande seus melhores golpes na cabeça! Triple techs se puder.

Lavos Core

Use novamente o Falcon Hit.. o Lavos verdadeiro é o bit da direita! o bit esquerdo não pode ser atacado com magias e o corpo ataca com magias animais! fique esperto SEMPRE com seu HP. Quando ele perder o bit da esquerda ele vai começar a sentir os golpes. Ataque sem parar o corpo e o bit da direita com magias que pegam os dois. Quando o corpo sucumbir mande triple techs no bit. Se o derrota , parabéns!

Agora se você quer mais.. ai vai! Depois de assistir o final. espere pele “the end”e resete. Vá a opção New game + Você começara com o nível e equipamentos do jogo anterior No experimento de Lucca em Leene square! entre na cápsula da direita e enfrente Lavos novamente! E assista ao final secreto

obs: O game + só aparece se você derrotar a Rainha Zeal.

 

 

Estratégia produzida por EvilGambit – em 1999 para uso exclusivo na EGL.

Muita gente publica esse trabalho em serviços podres nela Internet! Não seja mais um idiota sem criatividade, me peça permissão para publicar meu trabalho ou faça um original. Obrigado

 

 

Agradecimentos especiais – A Square por ter feito o melhor game que já joguei! A Nintendo que fez o magnífico Snes , aos caras que produziram o Zsnes , à minha namorada que tem paciência e me deixa jogar as vezes , ao Jaspion que derrotou todos os monstros e ao senhores compositores que fizeram um belíssimo trabalho nesse game! E claro , a você que usou minha estratégia e deve concordar com a maioria das coisas que eu acabei de escrever!

 

 

35 comentários

35 Comentários

  1. Postado por Gillian em 7/10/2009 22:04

    Na verdade eu conheci a EGL procurando Chrono Trigger e Dragon Quest no google. Toda vez que eu procurava aparecia sempre 2 sites, o egl e outro lá.

    Chrono Trigger Foda! Me tirou muitas noites de sono pra fazer todos os finais….ÉPICO!!! \o/

  2. Postado por Flabis em 7/10/2009 23:37

    Foda, foda. Lembro que muita gente perguntava como fazer pra passar da password no futuro no znes, ja que o teclado não aceitava tres botão apertados ao mesmo tempo.

    Puta merda, lá se vão 10 anos.

  3. Postado por Seph em 7/10/2009 23:37

    Putz, nostalgia total. Legal ver o quanto o jeito da pessoa escrever muda com o tempo também, engraçado notar que rolava uma empolgação mais de moleque nos textos e tal. E dá uma pena por jogos tipo CT ou FF6 não existirem mais. Tudo bem que o tempo pra passar 50 horas num jogo acaba sumindo, mas maldito seja o nomura de qualquer jeito.

  4. Postado por Cerv em 8/10/2009 04:28

    Cara, que nostalgia. Descobri a EGL ou no final de 99 ou no início de 2000 (agora não lembro), procurando por FF6; por coincidência, uns dias antes, um amigo meu tinha me falado sobre Chrono Trigger, e qual não foi a minha surpresa ao achar justamente os dois jogos no mesmo site – brasileiro! Acho que quando encontrei a egl não foi nem usando o Google, ainda foi usando o Metacafé ou coisa assim, hehe! Desde então a EGL está na minha lista de favoritos, entro aqui quase todo dia pra ver as atualizações. Lembro que além de descobrir jogos e séries excepcionais (Dragon Quest!!!), ainda encontrei filmes (Casshern!) e sites (o finado “A Arca”). Evil, meus parabéns pelo site. Dez anos de nostalgia não é pouco.

  5. Postado por Ninja em 8/10/2009 08:41

    HEHEHHE Foda demais velho.

    Realmente escrever estratégias por conta própria naquela época era algo muito foda de se fazer.

    Me lembro até hoje do detonado que eu fiz para o Terranigma de SNES, pqp quando a parada foi chegando na metade veio aquele arrependimento: “Porque diabos eu fui começar a fazer essa merda?”

    O jogo era grande, complexo e eu tinha que escrever tudo de modo que não tirasse a graça do game sem revelar seus acontecimentos principais. No fim das contas o texto fcou bem legal e foi amplamente copiado tbm…

    Admito que conheci a EGL por conta de Chrono Trigger, não pela estratégia, mas na procura da ROM acabei desembarcando nos domínos do Evil e estou aqui desde então.

    Bons tempos…

  6. Postado por Edu em 8/10/2009 10:22

    Sou mais que conheceu a EGL em função de Chrono. Isto foi em 2000 ou 2001, não lembro. Aliás, se não fosse pedir demais seria maravilhoso resgatar outras estratégias publicadas na EGL. A dos Tales era muito boa, e a de Dragon Quest idem. Faz falta, e animaria muita gente a voltar a jogar os clássicos 😀

  7. Postado por JG em 8/10/2009 11:51

    Pô, até hoje essa trinca de games continua imbatível. Temos jogos bons por aí, mas a experiencia que eu tive jogando esses jogos pela primeira vez, nunca mais se repetiu pra mim. Talvez apenas com o Ocarina of Time, mas aí eu já era mais velho, e consequentemente mais fanboy.

    Não lembro quando exatamente cheguei na EGL, mas foi atrás de rons de RPG também.

  8. Postado por Spock em 8/10/2009 13:14

    Yada yada meados de 1976 yada eu também! =*

  9. Postado por HoRii em 8/10/2009 15:43

    Priceless, just it. Tempos ótimos e que me lembram a sage de emular ToP… ops… isso é pra outra hora hahahahah

  10. Postado por churrumino em 8/10/2009 16:25

    Melhor jogo de todos os tempos.

  11. Postado por Enzo em 8/10/2009 18:57

    Nessa época termos como jrpg não existiam e jogos divertidos existiam aos montes.

    Coisa boa…

    /abraça a caixa do CT DS

  12. Postado por gusta em 9/10/2009 19:13

    tambem achei o evil procurando por chrono trigger..
    naquela epoca lembro q ficava entrando aqui toda vez q ia jogar..
    nunca consegui fazer todos os diferentes finais ¬¬
    um dia eu faço =D

  13. Postado por Vinícius em 10/10/2009 12:35

    Nusssss!! Tah aew o melhor RPG de todos os tempos!
    Único em tudo, trabalho fantástico do “Dream Team”.
    Lembro que joguei no finado console do SNES (pois num tinha PC na época), alugava o cartucho toda semana.
    Parabéns pelo trabalho e pela lembrança Evil!

  14. Postado por Bruno em 10/10/2009 12:47

    putz grilo, já faz dez anos… o tempo voa…

  15. Postado por Brother em 10/10/2009 22:10

    Eu chorei na Videogames Live aqui em salvador outro dia quando eles tocaram músicas de Chrono Trigger… uma pena que foram só passagens… Frog’s Theme, To Far Away Times, Chrono Trigger… todas as músicas ao vivo…
    foi foda…
    me emocionei só de lembrar…

    Por sinal, recentemente, eu consegui baixar umas versões remasterizadas da trilha de chrono trigger toda! completinha!
    Parece que foi parte daquele projeto amador abortado pela square de refazer o jogo pra PC em 3D com gráficos melhores e outras novidades…

    Baixei por torrent, porém o único site que eu achei foi o Demonoid, que está atualmente fora do ar…=/

    Quando tiver On novamente mando um email pra tu evil!

  16. Postado por MFL em 10/10/2009 23:41

    Outro nostalgico aqui.
    Eu conheci o site quando eu procurava por ajuda, já que tinha uma parte que tinha de apertar L+R+A pra passar só que não dava certo. Foi no egl que achei a solução!!!

  17. Postado por Thyago em 11/10/2009 02:06

    evil, conheço a EGL a tanto tempo q vc nem imagina…
    conheci o site enquanto procurava algum canto onde tivesse um guia qualquer sobre os outros finais de Chrono Trigger.
    na época, seu site concorria ao top 50 e se mantinha entre os primeiros sempre, além disto, tinha uma caralhada de roms.
    passado algum tempo, as roms foram pro saco. vc ficou puto da vida com isto e disse q nao era casa de caridade pra sustentar vício de nerd. se quisessem roms q fossem para outra freguesia! XD

    deixa eu ver do q me lembro mais aqui…

    ah sim, teve a EGL saga, uma historia em quadrinhos com as pessoas q colaboravam com o site, a blue mary, o king delita e outro… acho q era “slime” o nome dele.

    tinha também a seção “Evil Responde”, me lembro de uma em especial q você fez sobre final fantasy 8 e o quanto era uma merda este jogo, pedindo para q cada um mandasse por e-mail sua opinião sobre o game. me lembro q vc publicou a minha opinião até XD.
    Era massa esta seção pq de quando em quando rolava uma escrotização XD. Aliás, com os comentários aqui, você bem q podia fazer isto, deixar um post para o pessoal fazer as perguntas e vc selecionar os melhores e publicar suas respostas XD.

    Também tinha o EGL INN, mas eu nunca participei. Sei lá, o máximo de “fórum” que participo é o orkut e jah me sinto sujo demais por fazer isto XD.

    Enfim, ainda hoje, visito seu site. Me lembro até mesmo das imagens engraçadas que você fazia pedindo votos para o TOP 50 (ou era TOP 10? ou 5? agora fiquei na dúvida).

    E bem, só isto que tenho a dizer mesmo. Nunca comentei aqui, mas desta vez a nostalgia falou mais alto.

    Até.

  18. Postado por Michel Borges em 13/10/2009 15:59

    Chrono Triger, o grande responsável por trazer a diversa fauna e flora para a EGL!

  19. Postado por Jonas em 16/10/2009 15:27

    Chrono Trigger ainda é o melhor rpg que eu já jogyei. Mas enfim, o que aconteceu com a alma dos jogos? Ou talvez… o que aconteceu com os jogadores? Crescemos?

    Que bosta.

  20. Postado por Fernando em 21/10/2009 10:37

    Bah! Eu também conheci a EGL procurando no google sobre Chrono e Final Fantasy, mas já era 2003 quando eu tive acesso a internet.
    Desde de lá sempre dou uma olhadinha.

  21. Postado por Michael Oliveira em 21/10/2009 17:51

    Bah! Eu também conheci a EGL procurando no google sobre Chrono e Final Fantasy, mas já era 2003 quando eu tive acesso a internet.
    Desde de lá sempre dou uma olhadinha.

  22. Postado por André em 27/10/2009 21:55

    Olá pessoal da EGL, eu conheci vocês na época da net discada, faz uns bons anos. Esse jogo faz parte da minha infância e sempre volto aqui no site pra ver comentários sobre filmes e outros jogos. Abraços para todos vocês!

  23. Postado por ThalesMcFish em 5/11/2009 20:56

    Eu gosto de ser anonimo em sites…porém essa vou ter que comentar…
    Tava perdidão no Chrono qdo achei o Evil…isso faz tanto tempo q nem me recordo…desde então visito aki anonimamente^^

    Bons tempos!!

    Parabens pelo site…t+

  24. Postado por Paulo Sampaio em 13/12/2009 18:09

    Eu sou do tempo da Garota ER da semana 😉 realmente mão-na-roda essa estratégia NOSTALGIA COMANDA tempo q o Zsnes nem 1.0 era ;D tempos arcaicos da discada enfim… saudações am acreanas pra vcs ACRE EXISTE EU NASCI AQUI

  25. Postado por Dic em 7/06/2010 20:09

    Alguém ai sabe a melhor equipe para derrotaar o Maguus?

  26. Postado por Damdam em 8/06/2010 10:20

    Ai gentee…Esse jogo é daas antigaas o melhoor que eu conheço..pareei de jogaar a muito tempo na fábricaa…
    Ai descobri o Snes e comeceei novamente…Queria muito zerar quando achei a EGL e o Evilgambit e fiqueei animadão maais pareei tambeeim no Magus…e tento até hojee…Alguem pode me dizeer a melhoor equipe para derrotá-lo? Poor favoor não ignorem este comentário preciso muito disso já perdi várias noites de sono… brigadãao valeew

  27. Postado por bruner em 12/08/2010 23:23

    Quando eu to em 3200 nao consigo de jeito nenhum abrir a porta com a senha (deixar apertado l+r e depois apertar A). Teve uma vez que joguei que passei dessa parte, mas tive um outro problema mais pra frente o o jogo travava.
    Tem alguma versão de emulador que nao dá problemas? Acho chato sempre ficar travado nessa parte…

    Ah! No texto diz pra procurar a seção “problemas”, mas olhando no site nao achei.

    abraço

  28. Postado por Kuro em 28/08/2010 23:56

    @bruner12

    Dei uma pesquisada e parece que você tem que ir la no seu console e mudar as letras L e R para justamente L e R

    Os meus eles estavam como D e C, quando mudei e fiz a senha deu certo.

    Espero ter ajudado.

  29. Postado por Damdam em 31/08/2010 19:27

    Sabe a Parte do Magus Em 600 ad? Não consigo passar!
    alguéeim ajuda?

  30. Postado por Damdam em 9/09/2010 13:20

    Conseguii….agora to no domo geno

  31. Postado por Klaus em 10/09/2010 14:51

    Estou no forte do ozzie Mais não acho as passagens secretas onde elas estão?

  32. Postado por Klaus em 10/09/2010 18:54

    já achei 😀

  33. Postado por Damdam em 17/01/2011 00:06

    Ai gente lebra de miin ?!
    o cara meio estranho dos comentários ali de cimaa , poois é hoje to aqui , com o prazer de dizer qe finalmente eu consegui zerar , mais no mês de outubro de 2010…

    Cara nostalgia total até chorei ( apaixonado ) , Só não consegui fazer os 13 finais secretos , 🙁 mais tudo tem sua hora não é mesmoo ?

    Quem sabe um outro dia 😀

    Até a próxima valeew !

  34. Postado por Fernando em 13/04/2011 22:37

    como que voa na epoch pelo nintendo ds?
    não ingnorem

  35. Postado por Damdam em 13/06/2011 14:18

    oqe significa IPS ? : 7º Jogue a versão em inglês mesmo para não ter dores de cabeça. Se não souber inglês use o IPS mas tenha backup do rom.

Deixe um comentário (construtivo)

Mexico